Discussôes...sempre surgiram!!! "Guerra dos Sexos"

Bem vindos a todos que visitam nosso blog!!!Podem perguntar, tirar suas dúvidas, faremos de tudo para poder responde-las!!! A e não esqueça de deixar seu comentário também!!! Obs: Sugestões e opiniões seram sempre bem vindas *.*







27 de mai. de 2010

Ciúme atrapalha relacionamento???Falta de apoio, compreensão e diálogo podem encerrar um namoro!!!










Um dos elementos mais complicadores num relacionamento amoroso é o ciúmeÀs vezes, uma amizade mais próxima, um contato para sair ou mesmo uma ligação por engano no celular já indica uma briga que pode ocasionar o fim do namoro.
A falta de diálogo, compreensão e, até mesmo, um acompanhamento psicológico para casos extremos, pode ajudar a evitar que o ciúme caminhe para um conflito mais intenso e interfira de forma negativa e transforme a união em lágrimas e tristeza.
A psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari coloca que o ciúme pode ser encarado de forma positiva. “Como dizia o poeta, o ciúme é o tempero do amor. Todos nós gostamos de sentir que a pessoa que amamos sente algum ciúme de nós, pois entendemos isto como uma demonstração de amor, uma medida de segurança do nosso relacionamento. As pessoas pensam que a ausência do ciúme é sinal de desinteresse, o que não é verdade”, alerta.
A auxiliar administrativo Paula dos Santos Barbosa, 21, se acha uma pessoa ciumenta, mas afirma que isso não atrapalha o seu relacionamento de pouco mais de um ano. “Eu e meu namorado somos bastante ciumentos. Quando o conheci ele brincava com muitas meninas, abraçava, essas coisas, e eu também com meninos amigos meus. Daí a gente conversou, explicamos um ao outro nosso ciúme e resolvemos de comum acordo respeitar um ao outro”, diz.
Desde então, ambos acabaram com o que Paula chamou de “gracinhas” com os amigos, apesar de manter contato normal com eles. “É preciso renunciar algumas coisas quando se quer ficar bem com a pessoa amada. Porque quando você está com alguém não é pra você se fazer feliz, mas pra fazer o outro feliz”, acredita.


Mas nem sempre os casais conseguem soluções pacíficas para se manterem juntos. A psicóloga Tessari explica que as pessoas são levadas a se tornarem possessivas sobre as coisas que possuem, por conta da educação que recebem e da cultura da sociedade. “Assim, fica mesmo difícil eliminar o ciúme, mas é possível mantê-lo num patamar aonde a pessoa ciumenta não sofra e nem provoque sofrimento para aqueles que estão à sua volta”, conclui.


CIÚMES - Tenha cuidado na dose

Ciúme de vez enquando não faz mal a ninguém. Pelo menos é esse o pensamento de grande parte das pessoas que vem esse sentimento como a demonstração de amor ao outro. Porém, o ciúme costuma atrapalhar na medida em que a relação amorosa sofre constantes entraves e brigas, por causa desse ciúme que se transforma em algo ruim .
Para explicar um pouco melhor como funciona o ciúme e até que ponto ele é considerado normal, além do que pode causar quando o comportamento da pessoa passa a se tornar possessivo, conversamos por email com psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari. Confira os principais trechos da entrevista.

Site Padre Marcelo Rossi - O ciúme é algo normal?

Dra. Olga Tessari:
Uma certa dose de ciúme é normal e natural: seria algo como um termômetro que mede o interesse de uma pessoa. Mas isso não quer dizer que, quanto mais ciúme, mais interesse, pelo contrário, quanto maior o ciúme, menos "normal" ele se torna!

Site Pe. Marcelo - Até que ponto ele pode atrapalhar um relacionamento?

Dra. Tessari:
Todas as pessoas ciumentas têm um forte sentimento de posse em relação ao outro, a ponto de considerá-lo como alguém que lhes pertence, como se ele fosse um objeto seu. É claro que, quando se chega a este ponto, o relacionamento entra em crise justamente porque ninguém quer se sentir um objeto de ninguém, um bibelô, alguém pronto a satisfazer os desejos da outra pessoa e que deve estar sempre à disposição dela. Além do mais, qual é a pessoa que se sente bem sendo vigiada o tempo todo?

Site Pe. Marcelo - O ciúme tem a ver com a desconfiança gerada pelo outro ou é pura "paranóia" de quem tem ciúme?

Dra. Tessari:
Uma pessoa enciumada se sente na iminência de perder a pessoa amada o tempo todo e sente esta ameaça de perda em todos os lugares e em todas as pessoas que se aproximam da amada! O ciúme tem como causa uma insegurança externa ou interna.
a) causa externa: o(a) parceiro(a), de alguma forma, dá motivos que provocam insegurança: já traiu antes ou tem atitudes que promovem insegurança no relacionamento. Neste caso, é o(a) parceiro(a) quem acaba por gerar o ciúme!
b) causa interna: A própria pessoa é insegura consigo mesma e tem motivos da sua vivência anterior para se sentir assim. Neste caso, é preciso que ela faça um tratamento psicológico para aprender a ter confiança e segurança em si mesma, aprendendo a lidar de forma positiva com sua ansiedade, insegurança e ciúmes, porque o ciúme pode acabar com um relacionamento.

Site Pe. Marcelo -Esse ciúme mais forte é pelo fato da característica da pessoa ser possessiva?

Dra. Tessari:
De uma certa forma, pela própria educação que tivemos, todos nós somos um pouco possessivos quando queremos que alguém fique conosco ao nosso lado e desejamos que esta pessoa tenha toda a sua atenção voltada só para nós! Todas as pessoas ciumentas têm um forte sentimento de posse em relação ao outro, a ponto de considerá-lo como alguém que lhes pertence, como se ele fosse um objeto seu. Então, quanto mais ciumenta for a pessoa, mais possessiva ela se torna a ponto de querer ter o domínio total de todos os passos de seu parceiro.

Site Pe. Marcelo - O ciúme é uma doença? Como é visto o ciúme na Psicologia?

Dra. Tessari:
Não é uma doença no sentido médico, mas um distúrbio de comportamento que gera sofrimento, tanto para aquele que tem ciúmes como para aquele que é o objeto do ciúme. Ele é um dos sintomas de uma pessoa com baixa auto-estima.

Site Pe. Marcelo Rossi - O que é preciso fazer para a pessoa controlar esse ciúme?

Dra. Tessari: A pessoa ciumenta além de causar sofrimento, também sofre muito com seu ciúme, tem baixa auto-estima, é uma pessoa insegura e dependente, deixa-se levar por sua imaginação, a qual está sempre voltada para o negativo (ela sempre imagina o pior!). Ela precisa de tratamento psicológico para elevar a sua auto-estima e, dessa forma, preservar o seu relacionamento. Já vi uma infinidade de casos em que relacionamentos terminam por causa do ciúme. E, pior ainda, esta pessoa ciumenta, que causou o término deste relacionamento, fica mais insegura ainda com o fim desta relação e, certamente, num próximo relacionamento, será mais ciumenta ainda, o que gera um círculo vicioso sem fim, com um sofrimento cada vez maior!


Dê um basta no ciúme antes que ele acabe com você


Ligações desesperadas no celular, brigas à toa, vexames públicos e uma dor-de-cabeça que não passa nunca: sim, ciúme é mesmo um in-fer-no. "Quando você percebe que o ciúme passou a ser quase um terceiro elemento na relação, provocando discussões e acabando com a harmonia, é um sinal grave", afirma a psicóloga Olga Tessari, autora do livro Dirija sua vida sem medo, caminhos para resolver seus problemas. "O ciumento obsessivo fantasia histórias com começo, meio e fim, tirando suas próprias conclusões e sempre acha que está certíssimo".


Mas uma outra pergunta ainda fica no ar. O que fazer com o ciúme?


Para responder, fomos atrás não só de especialistas, mas de uma série de casos reais, de quem se viu em pânico por causa do problema, e montamos uma manual completo para você entender melhor esse sentimento e aprender a lidar com ele.



Tempestade de desaforos


Kleber de Souza Carmo, 30 anos, estava numa festa, rodeado de amigos e dividindo o tempo entre a cerveja e a namorada, Cristiane. Na hora de ir embora, ela foi buscar o carro dele na garagem e aproveitou a chance para vasculhar o porta-malas. "Ela acabou encontrando uma sombrinha e, na volta, fez o maior escândalo na frente de todos os meus amigos", lembra Kleber. "Mas a sombrinha era mesmo minha, não sei de onde ela tirou que seria de alguma mulher". O vexame foi a gota d água para pôr no fim no relacionamento.

Palavra do Especialista: Para o psiquiatra Eduardo Ferreira, esse é um caso quase patológico. "Quando a desconfiança chega nesse nível, não há mais solução razoável, o ciumento já se transformou num verdadeiro seqüestrador do outro". Segundo o médico, Kleber deveria ter ignorado os ataques da namorada. "Relacionamento assim não dá certo e o Kleber percebeu isso, terminando a seguir". Olga Tessari ainda completa: "Ela parecia querer a confirmação de que a sombrinha era mesmo de outra mulher, validando o ciúme".




Tem ex que vira fantasma
Fernanda Campos, 19 anos, sempre foi ciumenta e vivia interrogando até o porteiro do prédio sobre o comportamento do namorado. Mas o problema ganhou contornos de loucura num dia em que, por acaso, ela acabou cruzando com uma ex do garoto. "Disse que não ficava ali, saiu pisando duro e esbravejando", lemmbra Thiago. "Segui atrás e fomos embora. No caminho, ela ameaçava se jogar do carro, um sufoco. "A Fê fuçava nas minhas gavetas, reclamava das fotos dos meus relacionamentos antigos, foram dois anos cheios de brigas". Na época, ele chegou a fazer terapia para tentar solucionar o drama. Mas não adiantou, porque, do outro lado, Fernanda não enxergava os delírios possessivos que vivia.


Palavra do Especialista: Para Olga Tessari, Thiago não deveria ter ido embora junto com a namorada. "Se ele ficasse, Fernanda não ia sair de perto e, mesmo a contragosto, perceberia que todo aquele ciúme era infundado". Na cabeça do ciumento, o passado atormenta tanto quanto as ameaças que ele mesmo cria. "Por isso que, ainda que haja muito amor, as brigas e a desconfiança prevalecem e o relacionamento termina em nome da tranqüilidade", diz a terapeuta.


Dedo-duro virtual



Ana Ramos, 21 anos, começou a sair com André e, um mês mais tarde, já estavam namorando. Logo depois, ele precisou passar dois meses na Argentina e Ana começou a entrar diariamente no orkut do namorado. "Ela tinha ataques ao ver os recados da minha ex-namorada, mexia nisso até durante o expediente". A relação acabou na volta dele ao Brasil, sem chance de recomeço.
Palavra do Especialista: "Na internet é comum as pessoas serem carinhosas umas com as outras e mandarem beijos mesmo que, ao vivo, não haja intimidade", diz Olga Tessari. Para lidar com a situação, o melhor é entender o que está acontecendo e, até mesmo, analisar as intenções de quem deixa essas mensagens. "No orkut, qualquer pessoa tem acesso ao scrapbook e pode colocar o recado que quiser, até mesmo com a intenção de gerar conflitos ou o fim do namoro".



Ciúme, no masculino


Recentemente, os sites e as revistas sobre a vida das celebridades entraram em povorosa com o fim do casamento da estrela norte-americana Pamela Anderson e do músico Kid Rock. O motivo? O acesso de ciúmes que ele (isso mesmo, ele!) teve ao ver o último filme da atriz, com cenas mais íntimas. Pode parecer que o ciúme é um sentimento exclusivamente feminino, mas não: os homens também sofrem com esse mal, e muito.


O ator Pierre Bittencourt, 22 anos, assume que é ciumento. "É muito complicado, qualquer situaçãozinha já me deixa com a pulga



atrás da orelha", afirma. O incômodo começa com os ex-namorados. "É impressionante, mas você começa a namorar e aparece um monte deles", diz.


"Em geral, o ciúme masculino é de caráter sexual, enquanto o feminino tem características afetivas", constata o psiquiatra Eduardo Ferreira dos Santos. Pierre não concorda. "Só se o cara for muito psicopata, namoro não é só sexo", diz. E para ele, a traição não se resume a uma transa. "Traição acontece quando você está com uma pessoa, mas pensado em outra". Solteiro, o ator diz que não tem sucesso com seus relacionamentos. "Meu último namoro foi difícil, durou apenas três meses. A meninas não aguentam o meu ciúme", diz. " Até tento esquecer, não falar na hora, só pensar quando estou com a cabeça fria, mas é difícil, incomoda".

Então, como controlar? Os urologistas Celso Marzano e Sylvia F. Marzano, do Centro de Orientação e Desenvolvimento da Sexualidade (CEDES) dão as dicas. "Para os homens, é muito mais uma questão de auto-confiança, eles precisam exercitar melhor o diálogo e, numa situação que possa gerar ciúmes, tentar entender a namorada por meio do jeito que ela olha e fala, num exercício observação que até ajuda a conter a raiva".



Um comentário:

  1. Ele não deixava eu ver as mensagens do celular dele, até eu usar o programa espião da https://www.syncsoft.com.br/ e ver tudo, descobri que ele apagava tudo no caminho de volta do trabalho para casa, combinava horários. Eu vi a onde ele estava em tempo real.

    ResponderExcluir